Dicas para incrementar a salada
Tabela de Conteúdos
Dicas para incrementar a salada
Apesar das pessoas estarem cada vez mais conscientes da importância de uma alimentação balanceada, na minha prática clínica como nutricionista, ainda encontro alguns pacientes que resistem ou fazem cara feia quando falamos em salada. Por isso hoje, trouxe algumas dicas para incrementar e enriquecer, de sabor e nutrientes para esse tipo de prato.
Porque incrementar
Como dito antes, nem todo mundo gosta muito de salada, mas quando bem preparada e com uma cara boa costumam comer (como exemplo nos restaurantes).
Pois muitos estabelecimentos que trabalham com comida, capricham exatamente na parte de incrementar, harmonizando sabor, cores e texturas que deixam a apresentação mais atrativa. Até porque eles vendem um produto, que tecnicamente deve agradar o paladar dos consumidores e fazê-los voltar sempre.
Claro, não estou falando da alface amassada em baixo do prato principal, que vem junto com uma ou outra fatia de tomate, tem lugar que a salada é assim né?
Mas pensando em boa apresentação, também podemos usar em casa, do mesmo capricho para o preparo dos nossos pratos e é aí que eu entro pra te ajudar.
Dica do crocante
Adicionar sementes ou oleaginosas às saladas é uma dica muito boa, assim você incrementa em textura, trazendo um toque crocante ao seu prato. Além disso, é uma ótima forma de beneficiar a saúde, já que as oleaginosas são ricas em gorduras boas para o coração.
Você pode usar sementes de girassol ou abóbora, linhaça ou chia, ou nozes e amêndoas por exemplo. Um toque muito útil para isso é tostar as sementes (fora a chia) ou as nozes e amêndoas, antes de incluir no preparo e deixar para adicioná-las, somente quando for comer, assim não correrá o risco de amolecer.
Pra mim é outra salada quando tem sementes!
Dica agridoce
A dica do agridoce serve para quem gosta de misturar salgado ou amargo com doce. Cai muito bem com folhas mais amargas como rúcula ou agrião, ou também com vegetais como o repolho e couve.
Para misturar o sabor doce às folhas você pode usar frutas, como manga, morango, laranja em gomos ou maçã.
Frutos secos também podem ser usados, damascos, coco em lascas, tâmaras e berrys podem dar um toque diferente e requintado ao prato.
Incrementar com queijos
Os queijos entram com sabor mais forte, costuma dar mais saciedade e dependendo o tipo, agregam mais ou menos teor proteico.
Prefira os queijos brancos: esse tipo de queijo contém menos gordura e maior teor de proteína.
Alguns exemplos são a mussarela de búfala, o queijo ricota e o minas frescal. Os mais amarelos que ficam bem com a salada, são o parmesão em lascas, que por serem mais salgados merecem mais cuidado na quantidade.
Enriquecer com leguminosas ou grãos
Outro modo de enriquecer a salada é usar leguminosas, como fava, lentilha, ervilha, grão de bico ou grãos como a quinoa e o arroz 7 grãos, integral ou negro. Essa já é uma opção, que pela característica de gerar saciedade, incluindo alimentos ricos em amido, torna a salada de uma entrada leve, para um prato principal ou acompanhamento.
Foto do grão de bico assado, cai muito bem com a salada também. Acesse no link: https://renatadilli.com/receitas-saudaveis/grao-de-bico-torrado-e-saudavel/
Molho pra salada caseiro
Além do tradicional azeite de oliva extra virgem, podemos usar algumas misturinhas pra incrementar e fugir dos molhos prontos industrializados, normalmente ricos em gordura, sódio e conservantes.
Uma misturinha bem simples que gosto muito e entra no quesito agridoce é o molho de mostarda e mel. Basta misturar:
1 colher de sobremesa ou de sopa de mel
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de aceto balsâmico
1 colher de sopa de mostarda (leia o rótulo e busque uma sem ingredientes do tipo corante e glutamato monossódico)
Outro molho que cai muito bem com a salada é o pesto e esse você acessa a receita clicando aqui:https://renatadilli.com/receitas-saudaveis/pesto/