Ingredientes
-
500g de Ervilha seca
-
Meia unidade de Cebola roxa
-
Cerca de 1,5 litros de água Águaou caldo de legumes caseiro
-
2 colheres de sopa de Azeite de oliva extra virgem
-
2 colheres de sobremesa de Tempero vegano sabor bacon
-
A gosto Pimenta do reino
-
A gosto (se necessário, pois o tempero já é salgado) Sal marinho
-
Para acompanhar Castanha de caju
-
Para acompanhar Tofu defumado
Instruções
Creme de ervilha vegetariano
Estou aproveitando os dias mais frios, para postar receitas saborosas e tradicionais da estação. Por isso, apostei nesse creme de ervilha e coloco a observação vegetariano, porque não tem bacon ou linguiça como ingrediente.
Pois todos sabemos que a receita mais comum contém algum tipo de carne embutida, que não é a mais interessante pra saúde e nem é bem vinda para os vegetarianos.
E foi quando recebi uma amostra de tempero sabor bacon vegano, que resolvi experimentar nesse prato que trouxe pra você.
Sobre o bacon vegetariano usado no creme
Geralmente as marcas que trazem essa proposta vegana, se preocupam com a qualidade do produto de uma forma geral, mas não custa estarmos atentos ao rótulo na hora de comprar.
O melhor é buscar alimentos sem ingredientes artificiais, corantes e/ou conservantes, para assim, garantir que você não está trocando gato por lebre.
Nesse creme usei um tempero sabor bacon, mas existe o”bacon” vegano de cogumelos também.
Outra proposta interessante poderia ser a páprica defumada, que pode trazer um aroma no mesmo estilo à sua sopa.
Acompanhamentos para o creme
Como acompanhamento do creme de ervilha, você pode usar castanha de caju torrada e tofu defumado grelhado na frigideira.
Assim adicionará uma textura crocante da castanha e um alimento rico em proteínas, como o tofu, tornando o creme ainda mais equilibrado.
Mais receitas de inverno
Se você adora sopas e cremes, tenho outras receitas aqui no site. Veja só
Creme de mandioquinha com agrião
Para mais opções, basta clicar na lupa, no canto superior direito e pesquisar sopa ou creme.
Steps
1
Feito
|
Lave as ervilhas em água corrente e deixe de molho por cerca de 4 horas. Escorra as ervilhas e cozinhe na panela de pressão, com 1,5 litro de água, por cerca de 25 minutos ou até ficarem macias |
2
Feito
|
Enquanto isso pique a cebola e refogue no azeite de oliva. Reserve |
3
Feito
|
Após o tempo de cozimento das ervilhas, retire o vapor da panela e adicione a cebola refogada com os demais temperos |
4
Feito
|
Deixe amornar e depois despeje metade da sopa no liquidificador, bata até formar um creme. Repita com o restante. Se achar que está muito líquida (você pode conferir na primeira leva liquidificada), retire um pouco da água com uma concha antes de bater o restante. Se achar que está grossa demais, adicione mais água |
5
Feito
|
Verifique o sabor e se necessário retifique os temperos. Volte o conteúdo a panela e esquente novamente para servir. Sirva com tofu grelhado em cubos e castanhas de caju (que podem ser tostadas na frigideira) |