Cafeína no esporte
Tabela de Conteúdos
Cafeína no esporte
Hoje é o dia internacional do café e aproveitando a deixa, trouxe alguns dados sobre os efeitos benéficos e adversos do uso da cafeína suplementada na pratica esportiva.
Hoje iremos dar ênfase a forma suplementada, mas vale salientar que a cafeína também faz parte da composição do famoso e óbvio café, de alguns tipos de chás, bebidas energéticas e até do chocolate.
Benefícios da cafeína
Primeiro vamos conhecer os benefícios que se pode ter com o seu uso. A dosagem e efeitos podem variar para cada individuo, devido a fatores genéticos e ambientais, mas de forma geral pode-se verificar que a cafeína é um, dentre poucos suplementos que possuem mais evidências convincentes no esporte. Veja a seguir:
- reduz efeitos da privação de sono
- atua na modulação do humor
- aumenta motivação
- pode reduzir a percepção do esforço e dor
- ajuda a poupar energia do músculo (glicogênio muscular) fazendo o organismo aumentar o uso de gordura como fonte de energia
- traz efeitos na contração muscular e maior potência na contração
- mostra benefícios em esportes como ciclismo, corrida, ski e natação
Efeitos adversos
Apesar dos diversos benefícios, devemos considerar que a cafeína pode apresentar alguns efeitos adversos, portanto à de se ter cautela e preferencialmente, utilizar sob prescrição profissional. Veja os possíveis efeitos colaterais abaixo:
- o seu consumo pode reduzir o estágio de sono profundo (non-REM) e a eficiência do sono. Seus efeitos pode começar a partir de 30 minutos após consumo e permanecer por até 6 horas no organismo (por isso cuidar horários para não interferir no sono, principalmente à pessoas com metabolismo lento de cafeína)
- além disso, os seus níveis no sangue podem demorar a voltar ao normal (de 16-29h a depender da dose), ou seja, tem pessoas que nunca conseguem retornar ao basal e estão sempre sob efeito da cafeína
- causa aumento da pressão arterial, hipertensos devem ter cuidado
- em doses muito altas pode causar efeitos gastrointestinais, irritabilidade e insônia
Tolerância a cafeína
Você sabia que podemos desenvolver tolerância a cafeína?
Alguns estudos indicam que o consumo crônico de suplemento de cafeína, ou até mesmo o cafezinho habitual, pode reduzir a capacidade e efeito na performance no esporte.
Absorção da cafeína e genética
Fatores genéticos podem influenciar a forma de absorção e efeitos da cafeína no organismo. Metabolizadores lentos tendem a sofrer mais com os efeitos colaterais, mas isso pode variar conforme tempo de consumo e desenvolvimento de tolerância.
Já os metabolizadores rápidos, costumam ter maior facilidade para eliminar e metabolizar a cafeína do organismo, o que faz com que os efeitos adversos sejam minimizados. Veja mais sobre metabolização de cafeína aqui: ate-que-horas-posso-tomar-cafe/
Para poder ter certeza sobre o seu perfil para o metabolismo de cafeína, é necessário realizar um teste genético.
Por esse e outros motivos, ao pensar em suplementar busque o acompanhamento de um nutricionista. Ele pode avaliar seu consumo habitual, verificando a dose para o seu peso e indicando intervalos de consumo, ou mesmo, sugerir outras alternativas ou suplementos de acordo com a sua necessidade e modalidade esportiva.
Conteúdos relacionados
Receita pré treino: docinho-funcional-de-tamara-e-coco/
Can I simply say what a relief to uncover somebody that truly understands what they are discussing over the internet. You certainly know how to bring an issue to light and make it important. A lot more people must look at this and understand this side of your story. I was surprised that you are not more popular given that you most certainly have the gift.