O que fazer para diminuir a fome à noite
Tabela de Conteúdos
O que fazer para diminuir a fome à noite
Inicialmente é importante entender que tipo de fome é essa que você sente à noite, afinal, tudo bem realizar o jantar e ter apetite nesse horário tá bom? Não estamos buscando omitir essa refeição, mas sim, adequá-la.
Portanto, a postagem de hoje trata sobre aquele apetite muito mais intenso no período noturno, com tendência ao consumo excessivo de doces, lanches, guloseimas. Pois comer esses mesmos tipos de alimentos, principalmente à noite, pode resultar em queda na qualidade do sono e facilitar o acúmulo de gordura corporal.
Tenho a intenção de mostrar pra você, que come tranquilamente durante todo o dia, como reduzir e porque ocorrem esses episódios de fome intensa, que se manifesta especificamente à noite. A mesma fome que talvez esteja interferindo na sua perda de peso ou prejudicando o seu sono.
Causas do aumento da fome à noite
Muitas vezes o aumento do apetite à noite pode estar relacionado a algum desequilíbrio na sua alimentação durante o dia, que pode estar pobre em qualidade e/ou quantidade por exemplo (você pode estar comendo mal ou comendo pouco).
Para entender porque isso pode estar acontecendo com você, trouxe alguns motivos comuns relacionados ao aumento de apetite noturno, que são:
- Pular o café da manhã ou fazer um café da manhã pobre em energia e nutrientes
- Não realizar o lanche da tarde, ou fazer um lanche da tarde pobre em energia e nutrientes
- Passar muitas horas sem comer
- Comer pouco durante o dia
- Estar sob constante estresse e/ou dormir mal (observe que comer muito à noite, também pode prejudicar o seu sono)
Como solucionar
Agora que você compreendeu o que pode estar causando esse aumento do apetite noturno tendencioso a doces e guloseimas, fica mais fácil reorganizar o planejamento das suas refeições para evitar que isso aconteça. Veja algumas orientações para isso.
1. Realize um café da manhã rico em energia e nutrientes. Abaixo algumas sugestões de alimentos para incluir nessa refeição (selecione 1 ou mais tipos)
- Sementes de girassol e abóbora
- Fibras como chia, farelo de aveia, psyllium, aveia
- Frutas
- Ovos, iogurte natural ou com alto teor de proteína, queijos brancos
- Pão artesanal, pão 100% integral, biscoito de arroz integral
2. Não pule o lanche da tarde e faça um lanche com mais “sustância”, usando os seguintes tipos de alimentos
- Pode usar as mesmas opções do café da manhã
- Ou opções com tubérculos e raízes como batata doce, mandioca, batata baroa. Veja alguns exemplos de receitas, basta clicar nos links Coxinha de batata doce / grão de bico torrado / bolo de cenoura com farinha de aveia
- Adicionar uma proteína animal como frango desfiado, atum, ovos e/ou queijos brancos
- Ou opções com castanhas, sementes, oleaginosas em geral, pasta de amendoim, de avelãs ou castanhas
3. Cuide do seu sono
- Para ajudar com o sono, você pode usar chás calmantes como o mulungu, a passiflora e a camomila
- Se quiser fazer a ceia, opte por alimentos leves que podem estimular o relaxamento. Frutas como o kiwi e cereja já demonstraram resultados de melhora da qualidade do sono em adultos com distúrbios do sono, por exemplo
- Evite a cafeína até pelo menos 8 horas antes do horário de dormir: quando consumida em horários impróprios ou em excesso, pode aumentar o tempo de vigília e reduzir o total de sono
Pronto, essas foram as dicas. Se você gostou ou ficou com dúvidas, deixe aqui seu comentário que eu respondo!
[…] Detalhe: o lanche da tarde bem elaborado também ajuda a reduzir a fome noturna. Escrevi mais sobre o tema aqui: o-que-fazer-para-diminuir-a-fome-a-noite/ […]
[…] Falo mais sobre como reduzir apetite voraz à noite nesse artigo: O que fazer para diminuir a fome à noite […]
Thank you very much, I’m happy!
Thank you so much, make me happy!
I’m happy, I’ll always have news. Thanks.