Instruções
Pastinha de tahine com mel
Essa é uma dica gostosa de uma misturinha para uma pastinha muito simples.
Pra quem não conhece, o tahine é uma pastinha feita de gergelim com ou sem cascas. Podemos encontrar em mercados maiores, empórios ou lojas de produtos naturais. É um ingrediente muito utilizado no preparo de pratos árabes e acredita-se que já era citado em seus livros de culinária, desde o século 13.
Aqui mesmo na página, vocês podem encontrar a receita de Homus (acesse aqui https://renatadilli.com/receitas-saudaveis/pasta-de-grao-de-bico-homus/), também de origem árabe, na qual a pasta de gergelim faz parte de sua composição. Para o Homus, coloco o tahine como opcional, porque compreendo que nem todas pessoas tem acesso a esse ingrediente. Não é fácil de encontrar em cidades do interior, por exemplo, e muitas vezes são vendidos por valores que não cabem no orçamento de todos.
Mas a boa notícia é que atualmente o tahine, por ser um produto mais procurado, é comercializado por algumas marcas com um preço mais acessível. Existe, inclusive, a produção desse produto no Brasil.
Valor nutricional
As gorduras predominantes em sua composição são as poliinsaturadas e monoinsaturadas. Possui gordura saturada, porém, em percentual menor.
Contém grande quantidade de cálcio (considerando as devidas proporções). Além disso, é um alimento sem glúten, sem lactose, livre de aditivos, sem açúcar e com baixo teor de sódio.
Preparado para provar?
Ingredientes e preparo:
Para cada 3 colheres de sopa de tahine, misture 1 colher de sopa de mel ou melado.
Pronto sem mistérios, é uma delícia e cuidado que vicia. Por isso recomendo, faça a mistura aos poucos.
Mais abaixo coloco as informações nutricionais na quantidade de 1 colher de sopa (16g) de tahine, sem a inclusão do mel.