Ingredientes
-
1 xícara de ÁguaFervente
-
Meia xícara de Triguilho (trigo para quibe)
-
2 colheres de chá de Erva doce
-
1 colher de sopa de Casca de laranja ralada
-
2 colheres de chá Sal marinho
-
1/3 de xícara de Melado de cana
-
3 colheres de sopa de Manteiga
-
15 gramas de Fermento biológico seco
-
1/4 de xícara de Água morna
-
1 xícara de Leite ou bebida vegetal (de arroz, amêndoas, castanhas)Não testamos com bebida vegetal
-
2 xícaras de Farinha de centeio
-
4 xícaras e meia de Farinha de trigo
Instruções
Pão caseiro com triguilho
A receita desse pão com triguilho foi testada pela minha mãe e aprovada por todos em casa, ela é uma mestre cuca de pães, além de todas as outras coisas boas que faz. Então quando preciso de conselhos ou dicas de receitas que funcionem, peço ajuda da minha professora número um.
Mas sabendo que nem todos tem essas oportunidades (mesmo sendo filha de “chef” tenho minhas dificuldades na cozinha), trago o que eu posso de receitas boas, testadas e com ingredientes naturais aqui para a página.
Incluir farinha integral porquê?
As farinhas integrais são ricas em fibras, tem mais proteína, quando comparado ao de trigo comum e um melhor perfil de nutrientes. O seu consumo promove uma absorção mais lenta de açúcar no sangue, o que chamamos de alimentos com baixo índice glicêmico, que por sua vez colaboram com a prevenção do diabetes do tipo 2, auxiliam no emagrecimento e colaboram com o bom funcionamento do intestino.
Nessa receita, usamos farinha de centeio integral e trigo para quibe, mas também há farinha branca. Sendo um pão com uma proporção menor de farinha integral para a branca. Ele é melhor que um pão totalmente refinado? Sim e é interessante para quem quer migrar para um 100% integral, mas ainda não se adaptou ao gosto.
O que é o triguilho?
Quando você chegar à lista de ingredientes, vai encontrar um item chamado triguilho. Não se preocupe você não terá dificuldade de encontrar. Caso não conheça esse nome, ele também é conhecido por trigo para quibe ou menos comumente: bulgur.
É um grão do trigo germinado que passa por processos de cozimento, secagem e moagem grosseira, fazendo-o manter as mesmas propriedades dos grãos integrais citadas anteriormente, além de possuir nutrientes antioxidantes como o selênio e a vitamina E. Trouxe um estudo falando sobre isso aqui (https://academic.oup.com/ajcn/article-abstract/43/4/516/4692167?redirectedFrom=fulltext).
Imagem do triguilho
Steps
1
Feito
|
Em uma tigela coloque o triguilho e sobre ele a água fervente, adicione a erva doce, a casca de laranja, o sal, o melado e a manteiga. Deixe repousar até amornar |
2
Feito
|
Dissolva o fermento em 1/4 de xícara de água morna e deixe por 10 minutos. Junte então com a mistura do triguilho |
3
Feito
|
Adicione o leite (morno) mais a farinha de centeio e aos poucos a farinha de trigo, levando a massa para uma superfície de mármore, trabalhe a massa com as mãos até a mesma estar bem lisa |
4
Feito
|
Coloque a massa em uma tigela untada e cubra com um saco plástico em um local protegido pra não ficar frio. Deixe repousando até dobrar de volume, por aproximadamente 2 horas |
5
Feito
|
Depois de passadas as duas horas, abaixe a massa para sair o ar (você faz isso afundando a massa com a ponta dos dedos, verá que ele vai murchar um pouco). Depois disso, divida em 2 partes e faça dois pães redondos |
6
Feito
|
Cubra e deixe crescer por mais 1 hora |
7
Feito
|
Leve os pães para assar em forno pré aquecido a 180ºC por 35 a 45 minutos, depende a potência do seu forno. Eles estarão prontos quando a casca ficar dourada |
8
Feito
|
Pronto, agora é só pincelar com manteiga e desenformar |
4 Comentários Hide Comments
You have a very engaging writing style, and I love what you have to say. Maybe you could add a bit more content to help readers connect with your message even more.
Thank you I will try to have more time to be frequent here
Horrorizado que uma nutricionista passe uma receita de pão integral com “melado de cana” que é PURO açúcar, tira o propósito total de remover a farinha branca que tem alto teor de índice glicêmico e o pior tem muita farinha branca na receita (causadora de inflamação pois não é farinha toda, ancestral e nada de integral tem), um completo absurdo, colocar farinha de kibe não vai ajudar muito com uma bomba de açúcar na receita. Se quiser assassinar seus pacientes com diabetes, triglicerídeos altos essa é a receita.
Olá Henrique, realmente a receita apesar de certa, continha informações equivocadas sobre a nomenclatura, na qual foi dita como integral, ao invés de simplesmente pão caseiro e isso já foi corrigido.
Porém discordo do seu termo “inflamatório” e alimento com poder de “assassinar” as pessoas. Aqui não tem espaço para terrorismo nutricional, mas sim para uma boa relação com os alimentos e equilíbrio, ou seja, não se pode generalizar e dizer que determinado alimento pode ser bom ou ruim.
É necessário considerar fatores como quantidade, frequência, contexto e particularidades individuais.
Assim como não existe um alimento ou nutriente específico, que sozinho cause inflamação (a não ser que a pessoa tenha alergia ou intolerância a ele) ou até mesmo, um único alimento ou nutriente que evite uma inflamação.
Lembrando que inflamação não é necessariamente ruim, pois é um mecanismo de defesa contra lesões, infecções ou perda de função. Já a inflamação CRÔNICA não é benéfica, mas essa demora muito tempo pra desenvolver e está relacionada com hábitos de vida (não uma refeição ou alimento que vai deixar o corpo inflamado).
Portanto, podemos comer um pão com melado e estar com a saúde em dia.