Dicas de organização para uma despensa “saudável”
Dicas de organização para uma despensa “saudável”
Hoje trago uma dica de organização prática e sustentável para a sua despensa.
Para priorizar o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, no qual objetiva hábitos alimentares saudáveis, é importante ser organizado e consciente de quais ingredientes devem estar presentes na despensa, sempre que possível.
Muitas pessoas que iniciam atendimento comigo, sentem-se perdidas e não sabem bem como preencher seus armários. Realmente, muitas opões no mercado, feiras e receitas por fazer, podem acabar gerando confusão e se não houver planejamento, o plano não vai muito adiante. Para os meus pacientes, sempre disponibilizo uma lista de compras baseada em seu plano alimentar e ajudo nessa parte da organização.
E nessa postagem gostaria de ajudar você e dar exemplos de alimentos que são muito úteis e fazem sua alimentação mais rica. Inclusive, são os preferidos da minha despensa. Além disso, mostrarei como armazená-los, colaborando com o meio ambiente, já que iremos reutilizar recipientes que seriam possivelmente descartados.
Lista de ingredientes versáteis, que podem ser incluídos em diversas receitas e/ou servir de temperos no dia a dia:
- Açafrão da terra e pimenta do reino
- Especiarias (de minha preferência): Alecrim, cebolinha e salsinha desidratadas, orégano
- Chás úteis: passiflora, camomila, alecrim, chá verde
- Sementes e oleaginosas: semente de chia, linhaça, girassol (amo), castanhas, nozes, amêndoas (os três últimos, compro conforme valor de mercado, nem sempre estão na despensa)
- Ameixa seca e aveia (aqueles laxativos naturais básicos)
- Mix de farinhas para preparações sem glúten (farinha de arroz integral, fécula de batata, polvilho doce e psyllium)
- Fermento seco e bicarbonato de sódio (cuidar a validade)
- Mais alguns úteis: farelo de aveia e farinha de banana verde
- Alguns extras: canela em pó, canela em pau, própolis e cacau!
Sugestão de organização:
- Reutilizar vidros de compotas, geleias, molhos, etc., de diversos tamanhos e modelos. Uso os vidros menores para os temperos e para os ingredientes que não utilizo muita quantidade, como a canela por exemplo. Já os maiores para aveia, oleaginosas, ameixa e farinhas.
- Você pode anotar a data de validade ou a data que comprou, na parte inferior do vidro, com caneta de retroprojetor. O bom é que sai na hora de lavar.
*Essa é apenas uma sugestão, nem todos os ingredientes podem ser bons para todos, no caso de presença de alguma enfermidade, alergia ou sensibilidade, alguns itens podem ser substituídos.
[…] Dicas de organização para uma despensa “saudável” […]