Conexão natureza e nossa saúde
Tabela de Conteúdos
Conexão natureza e nossa saúde
Como nutricionista, considero importante conhecer o estilo de vida e aspectos emocionais dos pacientes, pois entendo que fatores como rotina de atividade física, ansiedade, depressão e estresse por exemplo, podem interferir nos hábitos alimentares e vice versa.
Por isso, hoje trouxe informações das visões integrativas de saúde humana e ambiental, sugerindo que se conectar com a natureza é um hábito saudável, que pode e deve, sempre que possível, fazer parte da nossa rotina.
A ciência indica que desfrutar de ambientes naturais parece agir como uma recomposição, mudando a forma como nossos corpos e mentes reagem àquele ambiente, permitindo que capacidades e habilidades fatigadas pelo tempo, sejam restauradas.
Também ressalta que pode-se ter experiências de satisfação emocional vendo – ou estando fisicamente presente – em ambientes naturais e experimentando atividades restaurativas.
Pessoalmente, assino em baixo quanto a essa satisfação.
Porque nos sentimos melhor em ambientes naturais
Boa parte dos pesquisadores parte do pressuposto, de que os ambientes naturais tiveram intenso impacto na nossa evolução e, por conta disso, possuímos uma necessidade evolutivamente predeterminada de exposição a estes ambientes.
Dessa forma, possuímos predisposição para interagir e nos integrarmos ao mundo natural, conscientemente ou não.
Os efeitos benéficos da natureza sobre a saúde humana
Os efeitos benéficos da natureza sobre a saúde humana podem ser mensurados em aspectos:
- Imunológicos: o contato com a natureza amplia nossa memória e resistência imunológica;
- Psicológicos: associados à evolução de uma recompensa ligada à contemplação de um habitat ideal para caçadores e/ou coletores.
Vida urbana e os reflexos no bem estar
Infelizmente os recursos naturais foram e seguem sendo muito impactados, e as consequências desse impacto ameaçam nossa qualidade de vida.
*Fora as questões sustentáveis do meio ambiente, menos salientadas nesse artigo, mas não menos importantes.
Conforme nos tornamos mais urbanos, mais rápida é a desconexão com o mundo natural. A repercussão desse afastamento da natureza sobre o bem-estar psicológico pode ser fator contribuinte para depressão, déficit de atenção, entre outros que podem se tornar crônicos e difíceis de tratar.
Reconecte-se
Por fim, considerei importante trazer estas informações por aqui, principalmente àqueles que estão muito afastados da natureza. Seria muito interessante experimentar uns dias de folga, ou algum momento do dia para se aproximar dos recursos naturais do nosso planeta.
Se possível, torne essa atividade um hábito e repare como você se sente, acredito muito no poder revigorante dos ambientes naturais!
Referência:
Incremento na cognição e no bem-estar através do contato com ambientes naturais
(Visited 17 times, 1 visits today)