Ingredientes
-
3 unidades de Ovo de galinha orgânico/ caipira
-
Meia xícara de Óleo de cocoou girassol
-
1 xícara e meia de Farinha de aveiaou farelo de aveia
-
4 unidades de Banana maduragosto da banana caturra
-
1 colher de sopa de Fermento de bolo em pó
-
3 unidades de Maçã
-
Meia xícara de Castanha do Paráou nozes
-
Meia xícara de Uva passa
-
Meia xícara de Ameixa preta seca, sem caroço
-
1 colher de sopa de Canela em pó
Instruções
Um gostoso bolinho para o café da tarde é uma delícia não é mesmo? Acho que eu já devo ter falado isso por aqui, mas normal é a tradição por aqui.
E você sabia que um dos preceitos do nutricionista é respeitar a cultura do paciente? Sim como o próprio artigo 3º do nosso código de ética diz:
“O nutricionista deve desempenhar suas atribuições respeitando a vida, a singularidade e pluralidade, as dimensões culturais e religiosas, de gênero, de classe social, raça e etnia, a liberdade e diversidade das práticas alimentares, de forma dialógica, sem discriminação de qualquer natureza em suas relações profissionais”.
Por princípios pessoais e também éticos, respeito muito o carinho de cada paciente com algum tipo de alimento, seja por motivos culturais gerais, familiares ou religiosos. Alimento não é só nutriente, mas é referência de carinho, cuidado e tradição.
Tradição do café com bolinho
E essa tradição do café com bolinho ou pão caseiro, é algo bem comum no sul do país. Mas carregar consigo uma tradição, não significa que tudo permanece igual, o nosso paladar pode sim mudar a medida que nos educamos nutricionalmente. Me uso como exemplo: o apreço pelo café com bolinho ficou, mas a vontade por pães refinados e bolos açucarados, mudou.
O paladar pode mudar, mesmo que a relação emocional com um tipo de alimento permaneça
Como o meu paladar já não é o mesmo, hoje prefiro me saciar com um belo bolo integral ou semi integral e menos doce, porque já sei fazer e porque me sinto melhor, já não gosto de doce demais (fora alguns dias específicos) e nem faço questão de refinados.
Por isso você pode fazer receitas com melhor perfil nutricional, dentro do que você gosta
Pensando naqueles que mudaram o paladar ou mesmo nunca gostaram de nada muito doce ou refinados, ou naqueles que precisam por questões de saúde e não querem deixar de lado a tradição do café, recomendo testar receitas de bolinhos adoçados com frutas, que usem menor quantidade de açúcar ou que não tenham adição, como essa receita.
A receita do bolo sem açúcar com frutos secos que eu trouxe hoje foi testada, aprovada e servida, não por coincidência, em um belo café da tarde em família com muito gosto.
Aproveito e faço outras sugestões: cai bem como lanchinho para levar ao trabalho, para viagens, trilhas e até como refeição pré treino.
Steps
1
Feito
|
Bata no liquidificador duas das quatro bananas, os ovos, somente uma maçã e meia, o óleo, a farinha, a canela e duas colheres de sopa das uvas passa |
2
Feito
|
Pique então, o restante das frutas, as ameixas e as castanhas. Reserve |
3
Feito
|
Em uma tigela funda, despeje a massa batida antes no liquidificador, adicione os ingredientes picados na etapa anterior e o restante das uvas-passa, misture |
4
Feito
|
Depois de misturar, adicione o fermento e incorpore suavemente à massa |
5
Feito
|
Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada, asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por 30 minutos (faça o teste do garfo, se sair limpo está pronto) |