Bolo sem açúcar com frutos secos

0 0
Bolo sem açúcar com frutos secos

Compartilhe em sua rede social:

Or you can just copy and share this url

Ingredients

3 unidades de Ovo de galinha orgânico/ caipira
Meia xícara de Óleo de coco ou girassol
1 xícara e meia de Farinha de aveia ou farelo de aveia
4 unidades de Banana madura gosto da banana caturra
1 colher de sopa de Fermento de bolo em pó
3 unidades de Maçã
Meia xícara de Castanha do Pará ou nozes
Meia xícara de Uva passa
Meia xícara de Ameixa preta seca, sem caroço
1 colher de sopa de Canela em pó
Features:
    Cuisine:
    • Médio

    Ingredients

    Instruções

    Compartilhar

    Um gostoso bolinho para o café da tarde é uma delícia não é mesmo? Acho que eu já devo ter falado isso por aqui, mas normal é a tradição por aqui.

    E você sabia que um dos preceitos do nutricionista é respeitar a cultura do paciente? Sim como o próprio artigo 3º do nosso código de ética diz:

    “O nutricionista deve desempenhar suas atribuições respeitando a vida, a singularidade e pluralidade, as dimensões culturais e religiosas, de gênero, de classe social, raça e etnia, a liberdade e diversidade das práticas alimentares, de forma dialógica, sem discriminação de qualquer natureza em suas relações profissionais”.

    Por princípios pessoais e também éticos, respeito muito o carinho de cada paciente com algum tipo de alimento, seja por motivos culturais gerais, familiares ou religiosos. Alimento não é só nutriente, mas é referência de carinho, cuidado e tradição.

    Tradição do café com bolinho

    E essa tradição do café com bolinho ou pão caseiro, é algo bem comum no sul do país. Mas carregar consigo uma tradição, não significa que tudo permanece igual, o nosso paladar pode sim mudar a medida que nos educamos nutricionalmente. Me uso como exemplo: o apreço pelo café com bolinho ficou, mas a vontade por pães refinados e bolos açucarados, mudou.

    O paladar pode mudar, mesmo que a relação emocional com um tipo de alimento permaneça

    Como o meu paladar já não é o mesmo, hoje prefiro me saciar com um belo bolo integral ou semi integral e menos doce, porque já sei fazer e porque me sinto melhor, já não gosto de doce demais (fora alguns dias específicos) e nem faço questão de refinados.

    Por isso você pode fazer receitas com melhor perfil nutricional, dentro do que você gosta

    Pensando naqueles que mudaram o paladar ou mesmo nunca gostaram de nada muito doce ou refinados, ou naqueles que precisam por questões de saúde e não querem deixar de lado a tradição do café, recomendo testar receitas de bolinhos adoçados com frutas, que usem menor quantidade de açúcar ou que não tenham adição, como essa receita.

    A receita do bolo sem açúcar com frutos secos que eu trouxe hoje foi testada, aprovada e servida, não por coincidência, em um belo café da tarde em família com muito gosto.

    Aproveito e faço outras sugestões: cai bem como lanchinho para levar ao trabalho, para viagens, trilhas e até como refeição pré treino.

    Etapas

    1
    Done

    Bata no liquidificador duas das quatro bananas, os ovos, somente uma maçã e meia, o óleo, a farinha, a canela e duas colheres de sopa das uvas passa

    2
    Done

    Pique então, o restante das frutas, as ameixas e as castanhas. Reserve

    3
    Done

    Em uma tigela funda, despeje a massa batida antes no liquidificador, adicione os ingredientes picados na etapa anterior e o restante das uvas-passa, misture

    4
    Done

    Depois de misturar, adicione o fermento e incorpore suavemente à massa

    5
    Done

    Disponha a massa em uma forma untada e enfarinhada, asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por 30 minutos (faça o teste do garfo, se sair limpo está pronto)

    Renata Dilli

    Crepioca de couve
    anterior
    Crepioca de couve
    Couve-flor grelhada
    próximo
    Couve-flor grelhada
    Crepioca de couve
    anterior
    Crepioca de couve
    Couve-flor grelhada
    próximo
    Couve-flor grelhada

    Add Your Comment