Bolinho de quinoa

0 0
Bolinho de quinoa

Compartilhe em sua rede social:

Or you can just copy and share this url

Ingredientes

Ajustar as porções:
2 colheres de café de Açafrão da terra em pó (cúrcuma)
1 colher de sobremesa de Alho poró ou salsinha picada
2 colheres de sopa de Amido de milho ou fécula de batata
2 colheres de sopa de Azeite de oliva extra virgem
1/2 xícara de Batata doce ralada, crua
1 unidade média, ralada de Cebola
6 colheres de sopa de Farinha de aveia ou de arroz integral
2 colheres de chá de Farinha de linhaça
2 unidades de Ovo de galinha orgânico/ caipira
4 colheres de sobremesa Quinoa em grãos cozida
2 pitadas de Sal marinho
2 pitadas de Pimenta do reino
2 colheres de sopa de Semente de girassol opcional
1/2 unidade de Cenoura

Estes bolinhos possuem grande poder de saciedade por conta do alto teor de fibras e proteínas. Podem ser servidos como acompanhamento das refeições principais, ou mesmo como lanche da tarde.

Características:
Cuisine:

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Bolinho de quinoa

Recentemente publiquei um artigo, aqui na página https://renatadilli.com/nutricao/propriedades-nutricionais-da-quinoa/, falando sobre as interessantes propriedades da quinoa e nada mais justo que trazer pra vocês, receitas que tenham como base, esse versátil alimento. Essa preparação pode servir como acompanhamento das refeições principais, para petiscar, ou mesmo, como lanche da tarde.

Como preparar a quinoa cozida

Para essa receita é necessário ter já preparado a quinoa cozida. Não se preocupe, trouxe o passo a passo aqui também (e é muito simples):

Ingredientes para o preparo somente da quinoa

  • 1 xícara de quinoa em grãos (qualquer tipo)
  • 1 fio de azeite de oliva (opcional)
  • 2 xícaras de água quente (ou caldo de vegetais caseiro)
  • 1/4 colher de chá de sal (opcional)

Modo de preparo da quinoa isolada

  1. Deixe a quinoa sob água corrente e mexa com as mãos, por aproximadamente 2 minutos – essa etapa é importante para sair o gosto residual do grão. Escorra bem e deixe secar um pouco.
  2. Coloque a quinoa em uma panela já quente (fogo médio a alto), com 1 fio de azeite de oliva.
  3. Cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 1 minuto. A água deve evaporar.
  4. Coloque a água quente e deixe ferver, adicione o sal, abaixe o fogo e cozinhe em panela tampada por 12 a 15 minutos. Retire a quinoa da panela, drene e coloque-a de volta, tampe a panela e deixe o fogo desligado, por mais 15 minutos.

Observação1 : Cada xícara de quinoa crua rende 3 xícaras de quinoa cozida.

Observação 2: O preparo e ingredientes acima são só para a quinoa, de forma isolada. Já a lista de ingredientes do bolinho de quinoa completo, está no item “ingredientes” mais acima, se você acessa do celular, ou ao lado a esquerda, se acessar do computador. Basta clicar no sinal de mais (+), que a listinha se expande.

(Visited 2.939 times, 1 visits today)

Steps

1
Feito

Rale a cenoura e a batata-doce. Depois, pique fino o alho-poró e reserve

2
Feito

Refogue a cebola picada no azeite por cerca de 5 minutos, até dourar. Acrescente a cenoura, a batata-doce e o alho-poró e refogue por mais 3 minutos

3
Feito

Transfira o refogado para uma tigela, junte a quinoa cozida, a semente de girassol e misture. Tempere com sal, pimenta-do-reino e o açafrão

4
Feito

Adicione os ovos e, por último, misture bem a farinha de aveia, a farinha de linhaça e o amido de milho

5
Feito

Unte uma forma com azeite, enrole a massa com as mãos ou com o auxilio de uma colher, formando bolinhos e transfira para forma. Você pode umidificar as mãos com água para que a massa não grude

6
Feito

Coloque no forno aquecido a 180 º C por cerca de 15 minutos ou até dourar - ou, aqueça uma frigideira antiaderente com azeite de oliva e toste os bolinhos, em forma de discos, até ficarem dourados dos dois lados

Renata Dilli

Canjica funcional
anterior
Canjica funcional sem lactose
Smoothie de banana e pasta de amendoim
próximo
Smoothie de banana e pasta de amendoim
Canjica funcional
anterior
Canjica funcional sem lactose
Smoothie de banana e pasta de amendoim
próximo
Smoothie de banana e pasta de amendoim

4 Comentários Hide Comments

Fiquei com dúvidas. Na lista de ingredientes não tem cenoura e farinha de aveia, mas no modo de fazer elas aparecem. Em compensação, a lista de ingredientes tem farinha de linhaça e de arroz integral, mas elas não aparecem no modo de fazer.

Boa tarde Livia, obrigada pelo retorno. A farinha de aveia era alternativa à farinha de arroz (aparece essa observação com um pontinho de exclamação ao lado do ingrediente), mas como era a segunda opção pode não ter ficado claro mesmo. Os outros ingredientes (cenoura e farinha de linhaça) estavam faltando e acabo de arrumar. Espero poder ter ajudado. Abraços

Mas está lá sim Paula (cenoura, cebola e batata doce), eu arrumei no dia que foi feita a observação! Acontece que no início do texto eu falo somente sobre o preparo da quinoa isolada, depois para o bolinho, há uma lista de ingredientes que fica antes desse mesmo texto, acima, basta clicar no sinal de mais ao que a janelinha com os ingredientes abre 😉 mas obrigada por comentar!

Add Your Comment