Barra de chocolate caseira

0 0
Barra de chocolate caseira

Compartilhe em sua rede social:

Or you can just copy and share this url

Ingredientes

Ajustar as porções:
250 g de Chocolate em barra 70% cacau Ou meio amargo
25 g de Nozes
25 g de Uva passa
25 g de Damasco seco
Características:
Cuisine:

Ingredientes

Instruções

Compartilhar

Barra de chocolate caseira

Boa tarde a todos, com a Páscoa se aproximando, aproveitei para compartilhar com vocês uma receita de barrinha de chocolate amargo. Esta pode ser uma ótima opção para presentear (fica linda), ou simplesmente, para agradar a si mesmo em um dia comum.

Sobre o sabor, posso dizer que gosto muito da mistura do amargo das nozes e do toque que os frutos secos dão, unidos ao chocolate.

Alguns benefícios interessantes do cacau

Proteção e hidratação da pele

O cacau, que é o fruto que dá origem ao chocolate, se encontra no topo da lista de alimentos antioxidantes dos alimentos. Esses antioxidantes apresentam propriedades fotoprotetoras e hidratantes do tecido cutâneo, o que significa efeito protetor endógeno contra a exposição solar e prevenção dos seus malefícios, como envelhecimento, o aparecimento de rugas, flacidez dérmica, manchas e em última instância o câncer de pele.

Saúde cardiovascular

O cacau pode modular o estresse oxidativo, a inflamação e melhorar as funções das células endoteliais (células que recobrem o interior de vasos sanguíneos), o que consequentemente pode melhorar a função cardiovascular. Além disso, seus nutrientes podem ser coadjuvantes terapêuticos em tratamentos de patologias como o câncer, condições inflamatórias, resistência a insulina e hiperglicemia.

A escolha do chocolate

Vale enfatizar que os benefícios citados acima estão associados ao consumo de cacau em pó 100% ou, chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau. Os chocolates ao leite ou brancos, contém quantidades muito inferiores de cacau e podem ainda, conter outras gorduras que não a manteiga de cacau e/ou muito açúcar, ou seja, não teriam as mesmas propriedades nutricionais referidas anteriormente.

Bom saber disso não é mesmo? Porém, ressalto que o seu consumo deve ser moderado e dentro de uma alimentação equilibrada tá bom? Abraços!

Mais sobre os benefícios do cacau acesse em: https://www.vponline.com.br/portal/noticia/885/chocolate-os-beneficios-do-nosso-amado-cacau

Para mais receitas com cacau, clique aqui: https://renatadilli.com/?s=cacau

Outras referências
Chocolate flavanolsand skin photoprotection: a parallel, double-blind, randomized clinical trial. Mogollonetal(2014)
HAN, A.R. et al. Inhibitory effect of Opuntia humifusa fruit water extract on solar ultraviolet-induced MMP-1 Expression. Int J Mol Sci. v. 19, n.9, p. 24, 2018.
(Visited 426 times, 1 visits today)

Steps

1
Feito

Quebre a barra de chocolate em pedaços e derreta o chocolate em banho maria, mexendo sempre.

* Para fazer o banho-maria, você deve levar uma panelinha com um pouco de água ao fogo e quando começar a ferver desligar. Encaixe então, uma tigela refratária com o chocolate picado, ou uma frigideira por cima da panelinha de água. A tigela com o chocolate não deve encostar na água, somente o vapor é suficiente para derreter o chocolate, sem queimar. Assim que derreter, retire a tigela de cima da panela.

2
Feito

Deixe o chocolate derretido amornar (mas não ao ponto de endurecer)

3
Feito

Despeje o chocolate em forminhas de silicone, ou específicas para barrinhas de chocolate (eu usei de silicone em formato de coração)

4
Feito

Adicione então as uvas passa, as nozes e os damascos picados por cima de cada barrinha, pressionando um pouco para que se afixem bem à barra. Eu coloquei o máximo que pude, pois gosto com bastante frutos secos e nozes

5
Feito

Depois disso, deixe as barrinhas esfriando por 20 minutos ou coloque no refrigerador até que estejam firmes o suficiente para retirar da forma

6
Feito

Depois de endurecerem, desenforme e pronto. Você pode guardar em embalagem de vidro fechada ou fazer mini embalagens transparentes para presentear! Boa Páscoa!

Renata Dilli

Coalhada seca caseira
anterior
Receita de coalhada seca caseira
sorvete de abacate caseiro
próximo
Sorvete de abacate caseiro
Coalhada seca caseira
anterior
Receita de coalhada seca caseira
sorvete de abacate caseiro
próximo
Sorvete de abacate caseiro

Add Your Comment

Site is using a trial version of the theme. Please enter your purchase code in theme settings to activate it or purchase this wordpress theme here