Probióticos e suas diferentes formas de ação
Os benefícios destes microorganismos auxiliares ao tratamento da pele, candidíase, intolerância a lactose e a obesidade
Tabela de Conteúdos
Probióticos e suas diferentes formas de ação
Hoje irei falar um pouco sobre os probióticos, os microorganismos vivos que conferem benefícios à saúde do hospedeiro e podem ser encontrados em alguns alimentos, ou suplementados em cápsulas/comprimidos e em pó. Nesse artigo, você poderá conhecer algumas das diferentes formas de ação e uso dos suplementos probióticos.
Você sabia que os probióticos podem fazer parte de tratamentos para diversas condições de saúde? E que são recomendados tipos específicos a cada tratamento?
Uso de diferentes tipos de probióticos para diferentes casos
- Obesidade: estudos científicos já demonstraram haver proporção diferenciada de microorganismos, na flora intestinal de indivíduos obesos, comparados, a flora intestinal de indivíduos magros (ressaltando a importância de suplementar a cepa correta a cada situação).
- Acne, rosácea, dermatite atópica: podem ser usados como terapêutica à condições de pele. Seu uso pode alterar positivamente a microbiota dessa região. Atuam na redução da produção de sebo, na atividade anti- inflamatória e antimicrobiana, e na diminuição da vasodilatação e edema.
- Candidíase: além de atuarem na redução do crescimento da Candida albicans, os probióticos podem dificultar sua aderência às células epiteliais e ter efeito fungicida. Para o seu tratamento, são indicadas cepas específicas para essa função. Saiba mais sobre o tema aqui https://renatadilli.com/nutricao/candidiase-e-a-alimentacao/
- Intolerância a lactose: há fórmulas de probióticos que ajudam a amenizar o quadro e atuam de forma que facilite a digestão da lactose
- Para indivíduos que usam antibióticos: podem ser prescritos durante todo o tratamento e mantidos por pelo menos 1 a 3 semanas, ou mais, a partir do término do medicamento. O antibiótico busca liquidar com o microorganismo patógeno, porém sua ação não é seletiva e muitas vezes acaba afetando também os microorganismos benéficos, presentes naturalmente em nosso corpo
Outros benefícios
Além disso, são inúmeros os benefícios dos probióticos a saúde em geral. Atuam também na redução dos fatores de risco para o câncer de cólon, redução do colesterol sanguíneo, no sistema imunológico e na normalização da composição da microbiota intestinal, inclusive no controle de doenças inflamatórias intestinais e da síndrome do intestino irritável.
Prescrição individualizada
Por último, ressalto que a melhor prescrição é aquela feita sob orientação de um profissional da área da saúde, ele é capacitado para avaliar qual o probiótico é mais adequado e benéfico ao seu caso, seja para tratamento, prevenção ou apenas manutenção.