Fome ou tédio? O que fazer
Tabela de Conteúdos
Fome ou tédio? O que fazer pra não comer por tédio
Sabe aquele momento que você não tem muito o que fazer e busca oportunidade para se distrair na porta da geladeira? Muitas vezes, você passa alguns minutos lá olhando e até chega a se perguntar o que está fazendo ali.
E é muito comum pessoas ansiosas ou entediadas, buscarem “entretenimento” na geladeira. Se isso acontece frequentemente com você, pode ser que não esteja sabendo escutar seu corpo e confundindo fome fisiológica com emocional.
Ou mesmo, pode estar restringindo muito a sua alimentação com dietas malucas, por exemplo. O que pode gerar compulsão e beliscos fora de hora, resultando em um ciclo vicioso.
Nesse artigo eu te ajudarei a entender sobre fome, tédio, ansiedade e sobre o que fazer, para não acabar comendo por motivos “equivocados”.
O que fazer? Algumas soluções que podem ser úteis pra você
Horários
Inicie com horários fixos e rotineiros pra se alimentar, assim o seu corpo se acostuma a “pedir” comida nos mesmos horários e entende, psicológica e fisiologicamente, que vai receber em breve a próxima refeição.
Pode ser fome mesmo
Pode ser que o seu problema seja fome (estômago literalmente reclamando), por estar comendo muito pouco, ou consumindo alimentos que não trazem saciedade a longo prazo (alimentos pobres em proteína, ou pobre em fibras como refinados, por exemplo).
Pra isso você pode fazer:
- Lanche reforçado
Se a sua tendência a beliscar por tédio for no momento da tarde, experimente fazer esse lanche mais elaborado, com ovos, queijo branco, iogurte e/ou fibras como chia, farelo de aveia, aveia em flocos (pode ser uma panqueca) ou incluir na refeição, oleaginosas como castanhas, pasta de amendoim, abacate ou lascas de coco.
Detalhe: o lanche da tarde bem elaborado também ajuda a reduzir a fome noturna. Escrevi mais sobre o tema aqui: o-que-fazer-para-diminuir-a-fome-a-noite/
- Refeições principais balanceadas
Mas se for uma refeição principal, não esqueça de incluir legumes, crus e refogados, para rechear bem o seu prato, as opções como sementes e azeite de oliva também são bem vindas. Para vegetarianos, principalmente, não esqueçam das leguminosas, como feijão, grão de bico e cereais integrais.
Pode ser ansiedade
Muitas vezes o que pensamos ser tédio, pode ter um fundo de ansiedade mascarada e tudo bem se eventualmente saímos um pouco da rotina alimentar por esse motivo. Não é o final do mundo comer um pouco a mais, ou fora de hora, as vezes acontece.
Agora, se a situação for recorrente e você estiver ganhando peso rapidamente por conta disso, ou simplesmente perceber que nem desfruta da sua refeição, pode ser o momento de reavaliar a sua forma de lidar com os seus sentimentos, afinal, comida não resolve a emoção.
Atividades alternativas
Outras atividades podem e devem ser feitas para aliviar as tensões ou mesmo para afastar o tédio, como os exemplos abaixo:
- leitura
- esportes
- caminhada
- meditação
- família/ amigos/ animais de estimação
- qualquer coisa (saudável) que te dê prazer
Psicólogo e nutricionista
Se a ansiedade estiver atrapalhando sua vida, pode ser o momento de procurar o acompanhamento de um psicólogo, ele é o profissional habilitado para te ajudar a lidar com os próprios sentimentos e melhorar inclusive, sua relação com a alimentação.
Já o nutricionista pode te ajudar a organizar sua alimentação, com a qualidade, quantidade e na forma como distribuir as refeições pra você. O que muitas vezes, significa um simples ajuste nas refeições, que prolonga o tempo de saciedade e consequentemente, as beliscadas fora de hora.
O nutricionista também pode te ajudar a desmistificar mitos e tabus relacionados aos alimentos, retirando grande peso de cobrança, culpa e até o medo de comer.