Atuação na nutrição estética
Tabela de Conteúdos
Atuação na nutrição estética
Suponho que você já saiba que um dos principais objetivos da ciência da nutrição é proporcionar saúde aos indivíduos por meio da alimentação, em vista disso, digo que a atuação na nutrição estética não é diferente, apenas utilizamos o estudo mais aprofundado na área para orientar o consumo de alimentos e talvez suplementos, com fins específicos para esse fim.
Desordens estéticas podem afetar a auto estima e muitas vezes pode ser o principal motivo para a busca de tratamento. Mas é importante salientarmos que o que se reflete externamente, pode ser sinal de algum problema de saúde que merece atenção e que diversos sintomas podem estar interligados com a mesma causa.
Imagine que uma queda de cabelo pode ter relação com uma anemia.
Que um melasma na pele pode ter relação com uma deficiência de zinco.
E que a acne pode ter relação com determinados alimentos e o desequilíbrio das refeições.
Ou ainda que unhas fracas pode ter relação com baixo consumo de proteína e/ou deficiência de zinco e ferro.
Viu só? Os nutrientes são importantes para diversas funções do nosso corpo e a qualidade de cabelo e unhas são para o nosso organismo, podemos dizer, secundárias. Ou seja, o corpo de um indivíduo não irá utilizar por exemplo, um ferro que esteja com baixos níveis de reserva para suprir a necessidade dos cabelos, mas sim priorizará seu uso para as funções mais importantes e vitais.
Agora você já sabe porque os nutricionistas gostam de olhar suas unhas não é mesmo? Então vamos voltar ao tema e entender mais sobre as áreas de atuação na nutrição estética.
Áreas de atuação
- atenuação e prevenção do envelhecimento cutâneo. Saiba mais https://renatadilli.com/nutricao/como-uma-alimentacao-de-alta-carga-glicemica-pode-contribuir-para-o-envelhecimento-da-pele/)
- aliada aos tratamentos para acne ou tratamento direto;
- atenuação da lipodistrofia ginóide (celulite);
- melhorar a flacidez cutânea ou muscular;
- verificando possíveis carências ou deficiências nutricionais que possam afetar unhas e cabelos;
- preparação pré e pós cirurgia estética. Saiba mais https://renatadilli.com/nutricao/atencao-nutricional-nas-cirurgias-esteticas/);
- aliada ao tratamento da rosácea;
- aliada ao tratamento para o melasma. Saiba mais https://renatadilli.com/nutricao/melasma-e-sua-relacao-com-a-deficiencia-de-zinco/
Foto proteção
Outra aplicação interessante se dá por meio da inclusão de alimentos que contenham nutrientes foto protetores, como os carotenóides, o ômega 3, a vitamina C e E, por exemplo. Uma dieta rica nestes nutrientes pode auxiliar a proteção da pele em momentos de maior sensibilidade, como no pré e pós tratamento de peelings, ou uso de ácidos, que exigem maior cuidado com a exposição aos raios solares.
Escrevi mais sobre o tema aqui https://renatadilli.com/nutricao/alimentacao-e-suplementacao-fotoproteroras/
Estética é parte do atendimento
Por último vale lembrar que o acompanhamento nutricional voltado a estética, é somente parte da abordagem do nutricionista e que outros aspectos relacionados às condições específicas de saúde de cada indivíduo são considerados, assim como as demais demandas que estes podem trazer em uma consulta.
Referências: IPGS – Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (Pós graduação em nutrição clínica e estética)
Existe algum movimento por parte do CF em regulamentar o nutricionista como profissional habilitado em estética avançada?
Olá, existe a especialidade, por meio de pós de graduação em nutrição clínica e estética
Olá, o nutricionista pode aplicar injetaveis? trabalhar com botox e afins? aliados a prescrição alimentar?
Bom dia Maria, não pode trabalhar. Apenas com suplementação via oral.