Ingredientes
-
1 colher de sopa de cebolinha desidratada
-
1 colher de sopa de salsinha desidratada
-
1 colher de sopa de orégano desidratado
-
1 colher de sopa de tomilho desidratado
-
1/2 xícara de chá de salmarinho ou integral de preferência
Instruções
O sal de ervas pode ser uma boa estratégia para redução do consumo de sódio. Tanto para os indivíduos com algum tipo de enfermidade que necessita de um rígido controle deste mineral, mas também à população saudável.
Considerando que o sal (cloreto de sódio) está presente de forma natural nos alimentos (cerca de 2 g de sal) e a recomendação diária da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 5 g/dia, não é difícil atingir ou ultrapassar o consumo ideal, que seria 3 g de sal, equivalente a duas colheres de chá rasas acrescentadas no preparo das refeições.
Ainda mais, quando se tem o hábito de consumir alimentos ultraprocessados, normalmente os campeões de altos níveis de sódio.
Voltando ao sal de ervas, gostaria de ressaltar que este também agrega muito sabor a diversas receitas, como sopas, carnes, omeletes, molhos, lentilha e patês (daqueles com ricota, ou de outros tipos de queijo branco).
Você pode inclusive, variar os temperos e fazer sua própria receita conforme sua preferência ou, quem sabe, fazer uma mix de ervas que combine com algum tipo de prato específico.
Que não se perca mais tempo e sabor, segue a receita.
Steps
1
Feito
|
Adicione todos os ingredientes em um liquidificador, ou mini processador, ou até um mixer, já que a quantidade é pequena |
2
Feito
|
Bata até que todos os ingredientes fiquem bem misturados e os temperos mais miudinhos |
3
Feito
|
Conservar a preparação em um vidro com tampa e mantê-lo bem fechado (eu mesma reaproveito vidrinhos de geleia por exemplo, que são menores e bonitinhos, para esse fim) |