Ingredientes
-
3 unidades de (300g) mandioquinhabatata salsa
-
1/2 unidade de cebola
-
1/2 maço de agrião
-
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
-
400 ml de água
-
1 colher de sopa de shoyuusar depois de pronto
-
1 colher de chá de sal
Instruções
Chegando a estação de inverno é natural que busquemos alimentos quentes e reconfortantes. Inspirada no frio, trago a vocês a receita de um creme bem simples, que adoro fazer em casa.
Além da satisfação dos nossos desejos no inverno, achei importante escrever um pouco mais sobre este prato. O fiz pela primeira vez em uma aula de “técnica dietética para fins dietoterápicos”, ou seja, preparávamos na cozinha, pratos que eram adequados a diferentes enfermidades. O creme no caso, foi elaborado para atender os pacientes disfágicos, que são aqueles com algum distúrbio na deglutição (problemas para engolir o alimento) e por esse motivo necessitam de uma dieta restrita, com apenas alimentos líquidos ou pastosos.
Na cozinha convencional, é muito comum que os pacientes recebam em hospitais ou mesmo em casa, sopas trituradas, com cores monótonas e pouco sabor, o que dificulta a aceitabilidade, assim como a afeta a satisfação do paciente, que pode estar ressentido e desanimado, pela própria restrição alimentar. Sendo assim, a inclusão de pratos coloridos com sabores mais fortes e marcantes, são de fundamental importância, tanto para a saúde física, quanto emocional destes. Dependendo o grau de disfagia, pode haver necessidade de coar o creme antes do consumo, havendo a necessidade de consulta com um ou mais profissionais (fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista) para receber as orientações adequadas. O que vale nessa informação é que esta é uma possível opção, para os que não podem consumir alimentos sólidos.
Fora isso, ainda é uma boa pedida, para os amantes de sopas e cremes. Aqui podemos experimentar a suavidade da mandioquinha com o amargor do agrião, resultando em um creme com sabor único.
Vamos a receita!
Steps
1
Feito
|
Aqueça o azeite de oliva em uma panela, adicione a cebola e refogue |
2
Feito
|
Adicione a mandioquinha, a água e o sal, e cozinhe até ficarem bem macias |
3
Feito
|
Desligue o fogo, coloque o agrião e abafe por 5 minutos |
4
Feito
|
Espere amornar e bata em um liquidificador. Aqueça novamente e adicione o shoyu no prato servido. Bom apetite! |