Ingredientes
-
1/2 unidade de Abobrinha
-
1/2 unidade de Cenoura
-
2 unidades de Ovo de galinha orgânico/ caipira
-
1/3 de xícara de Tapioca
-
2 colheres de sopa de Farinha de aveiaOpcional
-
2 colheres de sopa de Semente de girassol
-
2 colheres de sopa de Semente de linhaça
-
2 colheres de sopa de Queijo parmesão raladoou 2 fatias de mussarela
-
2 colheres de sopa de Açafrão da terra em pó (cúrcuma)
-
2 colheres de sopa de Azeite de oliva extra virgemPara untar a frigideira
-
Sal marinhoou sal de ervas a gosto
-
Pimenta do reinoa gosto
Instruções
Receita de fritatta de abobrinha da Dilli
Eu tenho um livro de receitas italianas aqui em casa e a frittata é uma de suas especialidades. É um tipo de omelete, que pode ser feito com diversos preenchimentos e a de abobrinha é bem tradicional.
Na receita do livro, a quantidade de queijo parmesão ralado é maior e não há nenhuma semente, ela também é maravilhosa, mas, com as agilidade precisa do dia a dia, acabei elaborando uma versão com o que tinha em casa e aproveitei para enriquecer nutricionalmente a receita. Deu certo.
Propriedades nutricionais
Como nutricionista aproveito para destacar algumas de suas propriedades nutricionais. Pode-se dizer que a Frittata da Dilli é:
- Fonte de fibras;
- Pode ser preparada sem glúten (retirar a farinha de aveia ou substituir por farinha de arroz integral);
- Opção sem lactose (ao usar o queijo mussarela sem lactose ou parmesão sem lactose)
- É fonte de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, aquelas que ajudam a manter o colesterol “bom” em dia (graças as sementes adicionadas e o azeite de oliva extra virgem);
- Fonte de selênio e zinco (sementinhas);
- Rica em vitamina A (principalmente da cenoura, que acrescentei também);
- E a cúrcuma (açafrão da terra) especiaria adicionada a receita, tem uma poderosa ação anti-inflamatória, antitrombótica e antioxidante. A pimenta do reino, também incluída, colabora com a melhor assimilação em nosso organismo, dos efeitos benéficos dessa especiaria.
Os termos “fonte” e “rica” foram propositalmente usados, seguindo regulamentação da ANVISA para Informação Nutricional Complementar.
Como servir a frittata
Por último, digo que frittata fica ótima acompanhada de salada de folhas verdes, como rúcula ou agrião, regadas com um bom azeite de oliva e pode ser também, uma opção para um jantar prático e leve.
Obs.: não estranhe a minha frittata estar em forma de coração, esse é um capricho da nutricionista, pode fazer em discos mesmo, que está tudo certo.
Steps
1
Feito
|
Rale a abobrinha e a cenoura em ralador grosso e tire o excesso de água com um pano de prato limpo |
2
Feito
|
Em um recipiente fundo, coloque a abobrinha e a cenoura raladas e acrescente os demais ingredientes, exceto o azeite de oliva, misture bem |
3
Feito
|
Aqueça bem uma frigideira antiaderente untada com um fio de azeite de oliva (pode ser que seja necessário untar novamente entre um disco e outro, dependerá da qualidade da sua frigideira). Depois de aquecer bem, mantenha o fogo brando |
4
Feito
|
Com uma concha, coloque a massa na frigideira até preencher toda sua superfície, sem ser muito grossa. Deixe por aproximadamente 1 minuto e meio de cada lado, vire a massa e deixe no fogo pelo mesmo tempo, ou até que doure bem |
5
Feito
|
Agora é só distribuí-las em um prato grande, uma a uma, conforme forem ficando prontas |