Hoje vou escrever sobre um comentário muito comum que escuto dos meus pacientes iniciais – tenho medo de comer carboidratos, porque acredito que irei engordar. Infelizmente essa crença realmente existe, por conta de diversos fatores:
Entendo perfeitamente que essa crença possa estar presente para muitas pessoas, pois com tanta informação controversa, qualquer um ficaria confuso.
Dessa forma irei escrever alguns pontos de destaque a respeito.
Cientificamente, uma dieta com normal quantidade de carboidratos e outra com reduzida quantidade, proporcionará a mesma redução de peso, se tiverem a mesma quantidade de calorias. E o que mais importa é a qualidade desses alimentos, com preferência por naturais e integrais, à refinados e ultraprocessados.
A melhor estratégia para a perda de peso é aquela que o indivíduo possa seguir. Sem contar outras questões de saúde física e mental que devem ser priorizadas.
Sim, você pode comer pão, você pode comer um chocolate, você pode comer o que quiser. Um plano alimentar elaborado por um profissional, mesmo que reduzido em carboidratos, pode conter frutas, pão e chocolate meio amargo por exemplo. O que vale é a quantidade total do dia e a distribuição destes nas refeições.
Lembre-se que nenhum alimento isolado tem o poder de engordar, depende da quantidade ingerida durante o dia e da necessidade de energia que o corpo de cada um precisa. O estresse e a restrição (que pode levar a compulsão, mas irei falar sobre isso em outro momento) podem ter mais poder sobre o ganho de peso que o bolinho da vovó.
As frutas por si só tem uma grande quantidade de fibras e propriedades nutricionais que beneficiam todo o estado de saúde, seja por melhor funcionamento intestinal, ou por conter nutrientes que podem colaborar com a redução do estresse por exemplo. Vejam só:
Quem diria não é mesmo? Por isso reforço que deve-se buscar equilíbrio e na dúvida, consultar um nutricionista, nós podemos ajudar a escolher a melhor estratégia para você, o que pode significar comer mais carboidratos (porque você restringia demais achando que era necessário). Existe mais de uma forma de conduta lowcarb (algumas restritas, outras moderadas), tudo dependerá da situação e da sua condição de seguir adiante. Mas com experiência afirmo que nada restrito demais é duradouro. Liberte-se, coma seu pãozinho e seja feliz.
Beijos da nutri!
Ah se quiser uma receita de pão, tem uma aqui: https://renatadilli.com/receitas-saudaveis/pao-sem-gluten-com-sementes-tipo-italiano/
Dieta para o seu perfil genético Vocês sabia que por meio de uma análise de…
Conexão natureza e nossa saúde Como nutricionista, considero importante conhecer o estilo de vida e…
Como consumir 30 gramas de fibra por dia? Em uma das minhas últimas consultas, como…
Dieta alcalina como é uma dieta alcalinizante Antes de entender mais sobre como funciona a…
Qual é a função do vitamina D? Talvez você tenha feito essa pesquisa, porque se…
Cafeína no esporte Hoje é o dia internacional do café e aproveitando a deixa, trouxe…