Primeiramente gostaria de dizer aqui, que as orientações nutricionais descritas a seguir, não descartam em nenhum momento as orientações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do coronavírus (https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus), mas que aproveito esse momento de preocupação geral com a saúde, para escrever um pouco sobre a nutrição e a imunidade e saliento que é importante manter um estilo de vida saudável (que não engloba somente a nutrição) como rotina e não exceção.
Há muito tempo a ciência divulga o papel da nutrição na imunidade, evidenciando a sua importância para a proteção eficiente do corpo contra infecções bacterianas e virais. Um organismo subnutrido terá seu sistema imune comprometido, o que poderá levar ao aumento tanto na incidência quanto na intensidade em que um vírus, por exemplo, pode afetá-lo.
Para manter o equilíbrio e poder desempenhar suas funções, o sistema imune precisa de energia, componentes básicos e vitaminas essenciais para a produção de anticorpos. Todos esses processos são muito sensíveis a deficiências de macro (carboidratos, proteínas, gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais) e explicam a conhecida associação entre subnutrição, mau funcionamento do sistema imune e maior susceptibilidade a infecções.
Alguns exemplos:
Destaco alguns alimentos fáceis de incluir na rotina:
O própolis possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antiviral. Sua atividade na imunidade ocorre pela ativação de células de defesa do nosso organismo, além das propriedades antioxidantes que possui. Pode ser misturado com 100 ml de água somente, ou ser complementado com 1 colher de café de gengibre ralado e/ou chá. Atenção: O própolis é contraindicado para crianças menores de 1 ano de idade. Já para gestantes e pacientes que possuem problemas hepáticos, se indica o própolis aquoso. *Consulte um nutricionista para ajustes individuais.
Os microorganismos presentes no intestino regulam vários aspectos do sistema imune, protegendo o hospedeiro de patógenos invasores (organismos com capacidade de causar doenças). Em uma consulta com um nutricionista, você consegue avaliar o funcionamento do seu intestino e identificar a existência de sinais ou sintomas que possam estar relacionados a um desequilíbrio da flora intestinal. Muitas vezes, pode ser necessário o uso de suplementação de probióticos. Mesmo assim, existem alimentos com propriedades benéficas para o intestino como o kefir e a kombucha, cereais integrais, frutas e vegetais, além do consumo adequado de água.
Por hoje é isso, fiz orientações breves com o intuito de não expor muitas informações ao mesmo tempo e facilitar a assimilação. Espero que essa situação do novo coronavírus se controle logo, mas temos que fazer nossa parte e estar atentos às orientações dos órgãos competentes, afim de reduzir o contágio da doença e não sobrecarregar as unidades básicas de saúde e hospitais.
Dieta para o seu perfil genético Vocês sabia que por meio de uma análise de…
Conexão natureza e nossa saúde Como nutricionista, considero importante conhecer o estilo de vida e…
Como consumir 30 gramas de fibra por dia? Em uma das minhas últimas consultas, como…
Dieta alcalina como é uma dieta alcalinizante Antes de entender mais sobre como funciona a…
Qual é a função do vitamina D? Talvez você tenha feito essa pesquisa, porque se…
Cafeína no esporte Hoje é o dia internacional do café e aproveitando a deixa, trouxe…
View Comments
Renata, adorei o seu texto sobre o papel da nutrição para ajudar na defesa contra o coronavírus! Vou compartilhar-lo nas redes porque realmente é importante lembrar a todos, nesse momento que estamos vivendo, a importância de uma boa nutrição para melhorar o sitema imunológico. Muito obrigada por dedicar o seu tempo e dar-nos tantos bons conselhos e receitas gostosas na sua página web!
Fico feliz com teu comentário Caroli, sei que tu em especial, valoriza muito a alimentação e o estilo de vida saudável. Conhecimento deve ser compartilhado não é mesmo? E te garanto que também aprendo muito elaborando material para escrever aqui, para um artigo que escrevo, são consultados vários artigos científicos, livros, cursos pagos, posicionamento de órgãos da saúde, entre outros. Beijos!
Que texto ótimo!! Fico feliz porque tenho esses alimentos incluídos na minha rotina e agora sei que estou me protegendo. As dicas foram muito válidas, vou compartilhar o texto pra que ajude outras pessoas nesse momento difícil...
Obrigada Paula! Sim esse é um estilo de vida que deve ser adotado para reforçar nossas defesas naturais, não impede um corona vírus, mas nos fortalece.
Obrigada pela informaçao! Vou ja aplicar os teus conselhos!
Por nada, fico feliz em poder ajudar.
Excelente texto e dicas, preciso atualizar alguns itens na minha dieta. Obrigado.