Talvez não seja novidade pra você que os chás possuam propriedades terapêuticas. Realmente eles podem ser muito úteis e o seu consumo pode ajudar a sanar diversos sintomas que podem estar gerando algum desconforto na gente.
Mesmo assim, observe que apesar de naturais, as ervas devem ser usadas com moderação, não é porque uma erva tem propriedade diurética, que você irá preparar um chá super forte e tomar somente isso ok? Pois assim como podem ser benéficos na medida certa, o consumo abusivo de alguns chás podem ter efeitos colaterais. E se você tem alguma condição de saúde específica, lembre-se de ser cauteloso.
Veja alguns exemplos de contraindicações para casos específicos:
Mas voltando as suas propriedades e utilidade, se tomarmos os devidos cuidados e não fizermos o uso indiscriminado, o hábito de tomar chás pode ser sim muito bem vindo.
Eles podem ser grandes aliados e ajudar a aliviar uma digestão difícil, azia ou gases, por exemplo, ou a “desinchar” reduzindo a retenção de líquidos e até mesmo, ser consumido junto ou após algum alimento doce (no caso dos chás com propriedades hipoglicemiantes que auxiliam com a regulação da glicemia sanguínea). Por último ressalto que os chás são muito úteis para estimular o sono para um descanso mais tranquilo.
Outras propriedades conhecidas: anti-inflamatórias, auxiliar na desintoxicação por bebidas alcoólicas, enjoo, termogênico, antifúngico, entre outros.
Veja as funções de alguns dos principais e mais conhecidos chás.
Conta pra mim, tem algum chá que sempre te salva?
Dieta para o seu perfil genético Vocês sabia que por meio de uma análise de…
Conexão natureza e nossa saúde Como nutricionista, considero importante conhecer o estilo de vida e…
Como consumir 30 gramas de fibra por dia? Em uma das minhas últimas consultas, como…
Dieta alcalina como é uma dieta alcalinizante Antes de entender mais sobre como funciona a…
Qual é a função do vitamina D? Talvez você tenha feito essa pesquisa, porque se…
Cafeína no esporte Hoje é o dia internacional do café e aproveitando a deixa, trouxe…