Acho muito interessante destacar os atributos da quinoa, principalmente no quesito qualidade proteica. Esse peseudocereal de origem andina, é um bom exemplo de alimento vegetal de alta biodisponibilidade e equilíbrio nutricional, podendo até mesmo ser comparado a alimentos de origem animal.
E são diversas as formas apresentadas para o seu consumo, seus grãos podem ser utilizados sob a forma de flocos, sêmola, pó, farinha ou mesmo cozidos (semelhante ao arroz) e introduzidos em preparações como sopas, tortas, bolinhos, mingaus, saladas e pães.
A seguir, destaco as qualidades da quinoa que me chamaram mais a atenção:
- Qualidade proteica: possui proteína de qualidade elevada, devido a quantidade de aminoácidos essenciais e por sua digestibilidade muito próxima dos níveis das carnes e ovos por exemplo (o termo digestibilidade se refere a medida de proteínas que são absorvidas pelo organismo). Segundo dados expostos, em uma revisão literária, feita para verificar as principais características nutricionais e as melhores formas de utilização da quinoa na nutrição clínica.
- Complemento da dieta no esporte: devido a presença de aminoácidos essenciais e sua boa digestibilidade, a quinoa pode ser utilizada como complemento em uma dieta equilibrada, para os praticantes de atividade física, inclusive as atividades de força. A ingestão destes aminácidos podem auxiliar o músculo esquelético com a reconstrução dos danos musculares, assim como na ressíntese proteica.
- Tratamento da depressão: possui elevado teor de triptofano, que é um importante precursor da serotonina e do hormônio melatonina (a cada 100 g da farinha de quinoa há 2,97 mg de triptofano). Indivíduos deprimidos tem níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central e a introdução da quinoa na alimentação, pode melhorar esses níveis pela grande oferta de triptofano livre. A serotonina e a melatonina também estão envolvidas na regulação de diversos processos biológicos, como a síntese proteica, a regulação do sono e do apetite.
- Propriedades antioxidantes: contém vitamina E e outros compostos bioativos que podem atuar como antioxidantes naturais.
- Alto teor de fibras: os flocos de quinoa por exemplo, tem alto teor de fibras. Podem conter mais de 6 g de fibras a cada 100 g do alimento, valor superior a de cereais como arroz e a farinha de trigo. Nos flocos de quinoa há ainda presença de fibras solúveis e insolúveis em equilíbrio, o que pode contribuir para a redução dos níveis plasmáticos de colesterol, entre outras atribuições benéficas à saúde.
- Aporte nutricional à dieta dos celíacos e veganos: é uma excelente opção para aumentar o valor nutricional da dieta destes indivíduos, seja pelo aporte de minerais e antioxidantes, seja pelo aporte de proteína de boa digestibilidade e qualidade, uma vez que a variedade de alimentos é fundamental para garantir o aporte de diferentes tipos de nutrientes.
Para os interessados, já adianto, tenho receitas com quinoa e da própria quinoa em grãos (cozida) aqui na página. Confira!
Referências: GEWEHR, Márcia Flach et al . Análises químicas em flocos de quinoa: caracterização para a utilização em produtos alimentícios.
GOUVEIA, Luiza Antoniazzi Gomes de, FRANGELLA, Silvia Vera, EXEL, Mariana Oliveira de Assis. Quinoa: propriedades nutricionais e aplicações.Nutrição Brasil.
TEIXEIRA, Rafael de Melo. Quinoa: Um Complemento Proteico Vegetal para Praticantes de Atividade Física. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo.
(Visited 285 times, 1 visits today)
View Comments
I wish you much success.
Thank you for the comment! ;)