Um estudo avaliou os níveis séricos de zinco em pacientes com melasma em comparação a indivíduos saudáveis, mostrando que 45% dos pacientes com essa hipermelanose apresentaram deficiência do mineral, comparado ao grupo controle (saiba mais sobre o estudo aqui https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29131489).
Outros fatores podem influenciar o aparecimento das manchinhas escuras, como a exposição ao sol, uso de pílulas anticoncepcionais, genética, gravidez e estresse emocional. Na nutrição destaco o papel da alimentação e no caso de deficiências, a possível necessidade de suplementação.
Eu mesma tenho melasma e em meu último exame de sangue, os níveis séricos de zinco apontavam a deficiência do mineral. No meu caso foi necessário suplementar, mas incluir alimentos fonte e ter uma alimentação balanceada, também fazem parte do meu tratamento. Lembrando sempre que, as condutas são especificas para cada indivíduo, desta forma buscar um nutricionista é essencial para o planejamento de uma estratégia nutricional adequada para o seu caso. Outros profissionais também tem papel importante para a atenuação e prevenção de distúrbios da pele, como os dermatologistas e esteticistas.
Geralmente pode ser desenvolvida a pelo menos cinco causas, que podem ocorrer de forma isolada ou em combinação.
Aqui estão:
Sendo a ingestão inadequada uma das principais causas de deficiência de zinco, destaco abaixo uma lista com alguns dos principais alimentos ricos nesse mineral.
Dieta para o seu perfil genético Vocês sabia que por meio de uma análise de…
Conexão natureza e nossa saúde Como nutricionista, considero importante conhecer o estilo de vida e…
Como consumir 30 gramas de fibra por dia? Em uma das minhas últimas consultas, como…
Dieta alcalina como é uma dieta alcalinizante Antes de entender mais sobre como funciona a…
Qual é a função do vitamina D? Talvez você tenha feito essa pesquisa, porque se…
Cafeína no esporte Hoje é o dia internacional do café e aproveitando a deixa, trouxe…
View Comments