Categories: ArtigosNutrição

Conservando alimentos no congelador

Conservando alimentos no congelador

Uma das ferramentas chave da praticidade, para quem tem pouco tempo para dedicar à cozinha, e/ou não gosta de cozinhar todos os dias, mora só e quer evitar o desperdício, é preparar mais de uma porção de um alimento e congelá-lo. Esta opção também serve para frutas e vegetais, que muitas vezes podem estragar antes que se consiga consumi-los. Quando congelamos alimentos, também aumentamos sua validade, comparada a refrigeração.

Como nutricionista, também é meu papel orientar sobre as formas de conservação, então logo abaixo, deixei algumas dicas para realizar este processo em casa.

Vegetais

Branqueamento antes de congelar

O processo de branqueamento se faz da seguinte maneira: aplique calor por meio de água quente ou vapor aos vegetais e logo após mergulhe-os em água gelada, deixe que esfriem. Escorra a água, coloque-os em saquinhos plásticos e em seguida leve ao congelador. Este processo contribui para o controle da contaminação microbiana e evita efeitos indesejados, como escurecimento e mudança da textura e sabor, que comprometem a qualidade do seu alimento.

Frutas

Você pode congelar frutas vermelhas, como amora, morango, framboesa e até uvas. Primeiro, lave as frutas, deixe escorrer bem a água e coloque-as em uma travessa, depois que estiverem bem secas. Quando já congeladas, você pode retirar as frutas da travessa e colocar em potinhos bem fechados ou saquinhos plásticos. Já experimentei congelar mamão para o preparo de vitaminas e sucos, basta cortá-lo em fatias ou cubos e fazer o mesmo processo das demais frutas. Quanto às bananas, podem ser congeladas com ou sem casca e armazenadas em potinhos ou saquinho plástico (também ficam boas em vitaminas ou cremes).

Comidas prontas

Você pode congelar ainda porções de feijão, lentilha, arroz, carne moída, hambúrguer, frango picadinho, picadinho de carne, pães e bolinhos caseiros, tendo assim opções para consumo ao longo da semana, evitando o desperdício e aumentando a variedade, já que não vai precisar comer do mesmo prato até acabar. Ter opções no congelador também evita o impulso de pedir comida por tele entrega ou sair pra comer fora (aquela pizza vale, mas não sempre não é mesmo?) ou mesmo partir para fast foods.

Última dica, gengibre congelado sem a casca fica ótimo também! Muitas vezes faço esse processo porque uso somente lascas de gengibre nas minhas receitas e ele acaba estragando ou secando na geladeira. Quando congelado e bem embalado, continua sendo fácil tirar as lascas.

Referências: CARVALHO, Irineide Teixeira de. Microbiologia dos alimentos. 2016.
DOMENE, Semíramis Martins Álvares. Técnica Dietética – Teoria e Aplicações, 2011.
(Visited 29 times, 1 visits today)
Renata Dilli

Recent Posts

Dieta para o seu perfil genético

Dieta para o seu perfil genético Vocês sabia que por meio de uma análise de…

1 mês ago

Conexão natureza e nossa saúde

Conexão natureza e nossa saúde Como nutricionista, considero importante conhecer o estilo de vida e…

10 meses ago

Como consumir 30 gramas de fibra por dia?

Como consumir 30 gramas de fibra por dia? Em uma das minhas últimas consultas, como…

1 ano ago

Dieta alcalina como é uma dieta alcalinizante

Dieta alcalina como é uma dieta alcalinizante Antes de entender mais sobre como funciona a…

1 ano ago

Qual é a função do vitamina D?

Qual é a função do vitamina D? Talvez você tenha feito essa pesquisa, porque se…

1 ano ago

Cafeína no esporte

Cafeína no esporte Hoje é o dia internacional do café e aproveitando a deixa, trouxe…

1 ano ago