Nutrição

Alimentação e o envelhecimento da pele

Alimentação e o envelhecimento da pele

Açúcar e envelhecimento

Ao pensarmos em alimentação na  prevenção e atenuação do envelhecimento da pele, devemos compreender antes de tudo, a relação que o açúcar e a elevação no sangue que este tem, com a saúde da pele. For isso, a ingestão excessiva de carboidratos está associada a uma série de complicações como o diabetes e problemas cardiovasculares.

Como isso acontece

Acredito que compreender os mecanismos do organismo, pode ajudar a conscientizar aqueles que tem interesse em cuidar da saúde da pele e do corpo como um todo. A partir do momento que você entende, fica mais fácil e justificável pra si, mudar ou manter hábitos saudáveis e fazer melhores escolhas para o seu próprio bem.

Dessa forma, fiz uma explicação simples para a compreensão do papel da dieta sob o envelhecimento da pele

  1. Ao realizar uma refeição com carboidratos, o organismo transforma os mesmos em glicose na corrente sanguínea e para absorver a energia proveniente dessa glicose (para que entre nas células), necessitamos da insulina, que é o seu transportador.
  2. Quando ingerimos um alimento ou uma refeição de alta carga glicêmica (grande quantidade de carboidratos, açúcar e baixa em fibras, por exemplo), o aumento de glicose na circulação ocorre de forma rápida, causando um desarranjo na produção da insulina, que acaba não desempenhando adequadamente o seu papel.
  3. Essa glicose que não conseguiu entrar nas células, fica “sobrando” na corrente sanguínea e nesse passeio à toa, acaba se ligando às proteínas. Esse processo forma os compostos chamados  produtos de glicação avançada (AGEs).
  4. Estes AGEs formam uma rede que se glica às membranas de outras células, dificultando a divisão celular, envolvida na renovação dos tecidos. Os AGEs afetam sobretudo, moléculas como o colágeno e a elastina – as mesmas responsáveis por manter a pele mais jovem e firme. Essa união acaba por instabilizar a proteína, fazendo-a quebrar.

Concluindo

Ou seja, o consumo excessivo de alimentos de alto índice glicêmico (que liberam rapidamente, grande quantidade de glicose na corrente sanguínea), faz com que as fibras de colágeno fiquem endurecidas e quebradiças como doces caramelados – o que na pele significa: perda de elasticidade e tonicidade = surgimento de rugas e flacidez.

Mais informações sobre o índice e a carga glicêmica dos alimentos:

https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/glycemic-index-and-glycemic-load-for-100-foods

https://www.gisymbol.com/

(Visited 59 times, 1 visits today)
Renata Dilli

View Comments

Recent Posts

Dieta para o seu perfil genético

Dieta para o seu perfil genético Vocês sabia que por meio de uma análise de…

2 meses ago

Conexão natureza e nossa saúde

Conexão natureza e nossa saúde Como nutricionista, considero importante conhecer o estilo de vida e…

11 meses ago

Como consumir 30 gramas de fibra por dia?

Como consumir 30 gramas de fibra por dia? Em uma das minhas últimas consultas, como…

1 ano ago

Dieta alcalina como é uma dieta alcalinizante

Dieta alcalina como é uma dieta alcalinizante Antes de entender mais sobre como funciona a…

1 ano ago

Qual é a função do vitamina D?

Qual é a função do vitamina D? Talvez você tenha feito essa pesquisa, porque se…

1 ano ago

Cafeína no esporte

Cafeína no esporte Hoje é o dia internacional do café e aproveitando a deixa, trouxe…

2 anos ago