Nutrição

Como saber se tenho síndrome do intestino irritável

Como saber se tenho síndrome do intestino irritável

Antes de iniciarmos, é bom esclarecer que essas informações são para conhecimento geral, com o intuito de ajudar a identificar o que pode estar acontecendo com você, ou alguém próximo a você. Mas em nenhum momento descarta a necessidade de acompanhamento do nutricionista e médico, para um diagnóstico e tratamento corretos.

Considerando isso, compartilharei informações sobre a síndrome do intestino irritável e você vai entender porque é importante ter conhecimento sobre ela.

Não é difícil recordar os casos de pacientes que chegaram a mim, que tiveram um diagnóstico somente depois de meses ou anos sem entender o que estava acontecendo (e depois de muitos exames e sofrimento com o sintomas também).

Então, quanto mais informação você tiver, melhor para buscar a ajuda certa e ter mais qualidade de vida (ou alertar alguém que você conheça).

O que é a síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma desordem que acomete o intestino, gerando alterações na sua função motora e aumento na sensibilidade. Tem como características principais:

  • Dor
  • Desconforto abdominal
  • Hábito intestinal alterado

Esses sintomas geralmente estão associados ao inchaço, distensão abdominal e evacuação irregular (variação na frequência e formato das fezes).

Porque as pessoas tem síndrome do intestino irritável

A causa para essa síndrome é desconhecida, mas tem algumas associações levantadas pela ciência, como fatores genéticos ou ocorrência de algum trauma na infância.

Além disso, os sintomas da síndrome podem acabar sendo antecipados após uma cirurgia abdominal ou pélvica, tratamento com antibióticos, como consequência de alguma infecção intestinal ou exposição a um evento estressante.

Como saber se uma pessoa tem a síndrome?

Não há um exame diagnóstico específico para a síndrome, mas podemos usar alguns critérios que auxiliam no diagnóstico de doenças inflamatórias intestinais. São os seguintes:

  • Dor abdominal recorrente, pelo menos 1 dia por semana, durante os últimos 3 meses

Associada a um, ou mais dos seguintes sintomas:

  • Alívio da dor ao evacuar
  • Mudança na frequência das fezes, (hora tranca, hora solta)
  • Mudança na aparência das fezes
  • Inchaço e distensão abdominal

Atenção: é preciso realizar uma investigação detalhada da saúde do paciente para descartar outras doenças ou possíveis causas para os sintomas. Ou seja, os mesmos sintomas podem indicar outros problemas e confundir o diagnóstico, por isso, nós nutricionistas, aliados aos médicos, precisamos investigá-los também.

Outras situações ou doenças que podem ser a causa de sintomas semelhantes

O diagnóstico pode ser confundido com situações ou até doenças, então precisamos investigar cada caso. Como exemplo, doença celíaca, intolerância a lactose, disbiose, doenças inflamatórias intestinais, câncer, entre outras.

Existe tratamento?

Sim, na nutrição podemos trabalhar com alimentação adequada para reduzir os sintomas e melhorar a saúde intestinal, assim como reduzir a inflamação.

A melhora dos sintomas pode trazer mais qualidade de vida àqueles que sofrem da

síndrome, já que há uma constante aflição relacionada a alimentação, interferindo nas suas vidas cotidianas. Também é muito comum existir associação a fatores psicológicos como, ansiedade, depressão e medo relacionados aos sintomas.

Mas vale salientar, que é um cuidado a se ter por toda a vida. A diferença é que agora você poderá saber o que piora ou não os sintomas e então, controlar a frequência e tipos de alimentos que vai inserir na sua rotina.

Por fim, se você precisa de ajuda, ou conhece alguém que esteja passando por algum problema semelhante, pode entrar em contato direto comigo, clicando aqui:

 

 

(Visited 45 times, 1 visits today)
Renata Dilli

Recent Posts

Dieta para o seu perfil genético

Dieta para o seu perfil genético Vocês sabia que por meio de uma análise de…

2 semanas ago

Conexão natureza e nossa saúde

Conexão natureza e nossa saúde Como nutricionista, considero importante conhecer o estilo de vida e…

9 meses ago

Como consumir 30 gramas de fibra por dia?

Como consumir 30 gramas de fibra por dia? Em uma das minhas últimas consultas, como…

1 ano ago

Dieta alcalina como é uma dieta alcalinizante

Dieta alcalina como é uma dieta alcalinizante Antes de entender mais sobre como funciona a…

1 ano ago

Qual é a função do vitamina D?

Qual é a função do vitamina D? Talvez você tenha feito essa pesquisa, porque se…

1 ano ago

Cafeína no esporte

Cafeína no esporte Hoje é o dia internacional do café e aproveitando a deixa, trouxe…

1 ano ago