Organização das refeições na pandemia
Tabela de Conteúdos
Organização das refeições na pandemia
Uma das grandes questões relacionadas a alimentação em tempos de pandemia e isolamento social é a sensação de descontrole do consumo alimentar, que está relacionada a diversos fatores como ansiedade, tédio, disponibilidade de alimentos, solidão e até mesmo pressão social. Associado a isso, está a falta de organização das refeições e a tendência de optar por alimentos ultraprocessados e lanches.
É natural que as pessoas sintam-se preocupadas, com sensação de insegurança e inconstância em meio a essa fase e nem sempre saibam como lidar com essa situação.
Além disso, muitos indivíduos estão trabalhando em casa e precisam organizar compras e o cardápio do dia a dia, fora os que não tem horários de intervalo e trabalho bem estabelecidos. Os cafés passam a ser na mesa do computador e o almoço apressado, junto ao telejornal cheio de notícias.
A comida está no prato, o garfo vai a boca mas os olhos estão um lá, outro cá e o pensamento sabe-se onde. E ali se vão quantas garfadas que a pessoa nem percebeu. E digo a você, quando é assim, come-se mais do que precisa. É o comer automático, sem desfrutar do alimento.
Pensando nessas questões preparei algumas dicas sobre organização das refeições durante a pandemia.
Tenha horários definidos para realizar as refeições
Esse é um conselho de ouro para quem trabalha em casa, e aliás, para todos. Respeitar os horários das suas refeições. Estabeleça os horários do seu café da manhã, almoço, lanche e jantar e pare o que está fazendo para realizá-los. Independente de você trabalhar em casa ou na rua, você tem direito a uma pausa pra se alimentar adequadamente, em um ambiente tranquilo. Não é porque você trabalha em casa, que precisa estar dando o seu máximo sem descanso. O seu corpo precisa dessa pausa e o seu cérebro também.
E ainda, a regularidade de horários programa o seu organismo. Ou seja, ao respeitar o seu ciclo circadiano com uma rotina, você adapta o seu corpo a “pedir comida” nos horários habituais e evita beliscar a qualquer momento. Mesmo assim, preste atenção aos sinais de saciedade, uma refeição muito leve por exemplo, pode deixar você com apetite mais cedo do que imaginava, já outras mais pesadas, te deixam saciados por mais tempo.
Preste atenção no que está fazendo, ou melhor, comendo
Já que você já reservou seus horários para realizar suas refeições, desfrute desse momento com atenção. Sim, atenção ao aroma, as cores, ao aspecto do alimento e sabor, sem julgamento. É o princípio do comer com atenção plena.
Você sabia que o olfato, por exemplo, é um sentido químico e decisivo para a saciedade? Ele pode colaborar com a percepção dos sabores e a captação do aroma. Ele libera sinais que atuam no subconsciente humano, atuando nas áreas do cérebro responsáveis pelas respostas emocionais, aumentando a sensação de prazer e saciedade.
Quem sabe na próxima refeição, você possa sentir o aroma do seu alimento com mais atenção, antes de começar a comer.
Elabore um cardápio
Qual sua frequência de idas ao mercado? Quantas pessoas vivem na sua casa? O que vocês gostam de comer? Pensando nessas questões, você pode elaborar um pequeno cardápio de sete dias e anotar as refeições que pensa preparar para cada dia ou a cada dois dias e assim, preparar uma lista de compras com os ingredientes necessários. Além disso existem itens chave que podem estar sempre presentes na despensa, veja mais em https://renatadilli.com/nutricao/dicas-de-organizacao-para-uma-despensa-saudavel/
Não se esqueça de pensar nos vegetais e nas saladinhas viu? Caso precise, posso te ajudar e elaborar um cardápio equilibrado pra você, basta agendar sua consulta comigo clicando aqui https://renatadilli.com/contato/
Separe os dias para preparar suas refeições
Dependendo de quantas pessoas vivem juntas, a tarefa de cozinhar não precisa ser realizada diariamente. Uma pessoa sozinha ou duas pessoas, podem separar dias para preparar as refeições em quantidades maiores e congelar em pequenas porções ou refrigerar para comer no outro dia, mudando apenas um ou outro acompanhamento.
Saladas
Sempre que você comprar salada, ao chegar do mercado higienize-as, deixe-as secar e guarde-as em um pote devidamente fechado, com uma ou mais folhas de papel toalha no fundo. Dessa forma, você aumenta sua durabilidade e facilita o seu consumo, já que a salada está sempre prontinha para servir.
Caso esteja pensando em congelar frutas, vegetais ou outros alimentos, eu falo mais sobre isso nessa publicação https://renatadilli.com/nutricao/conservando-alimentos-no-congelador/
Por hoje é isso leitores, espero poder ter ajudado, qualquer dúvida ou comentário, basta escrever mais abaixo. Abraços!