Cozinhar uma terapia para ansiedade
Tabela de Conteúdos
Cozinhar, uma terapia para ansiedade
É comum que o nutricionista enfatize a importância de se ter mais proximidade com a culinária, já que cozinhar pode ser um meio simples e barato de evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e ajuda a priorizar uma alimentação com base em alimentos naturais. Mas o mais interessante é que além disso, cozinhar, pode ser benéfico para o bem estar emocional e também terapêutico para aqueles que sofrem de depressão, ansiedade ou outros problemas de saúde mental.
Usar a cozinha como “terapia” durante a pandemia
Portanto, foi coerente trazer pra vocês a temática do benefício psicológico que o ato de cozinhar pode nos proporcionar, já que estamos vivenciando uma situação de pandemia pelo COVID-19, no qual muitas pessoas ainda tem que ficar isoladas em suas casas e muitos sentimentos de preocupação, medo e ansiedade podem vir a tona, além do agravo de casos daqueles que já tem algum transtorno mental.
Porque cozinhar pode melhorar a saúde mental
Um exemplo de local que utiliza a cozinha como ferramenta terapêutica, é o centro de reabilitação de adolescentes, a Newport Academy dos Estados Unidos. O centro oferece, além de outras terapias, aulas de culinária que tem como objetivo ajudar jovens que sofrem de depressão, ansiedade ou outros problemas de saúde mental, a voltarem a concentração em algo além das emoções estressantes, redirecionando o foco do pensamento ao processo de cozinhar.
Você pode ler mais sobre isso clicando aqui:https://www.newportacademy.com/resources/press-accreditation/road-mental-health-kitchen/
Atividade terapêutica
Além disso, a instituição diz que cozinhar é uma forma de terapia que ajuda a aliviar a depressão e aumentar a atividade positiva, e que o resultado do comportamento orientado a um objetivo, ajuda a reduzir a inércia e a procrastinação.
Outro exemplo de destaque, foi um artigo interessante do Reino Unido, divulgado na página do centro. Este foi publicado no British Journal of Occupational Therapy, onde os pesquisadores descobriram que as aulas de culinária aumentavam a confiança e a concentração, além de trazerem sentimentos de conquista aos pacientes de clínicas de saúde mental.
Mindfulness – Atenção plena e o ato de cozinhar
Dentro desse mesmo tema, podemos citar também o Mindfulness que significa o estado de mente aberta e é uma tradição milenar da prática budista, que foi introduzida na prática clínica pelo médico Jonh Kabat-Zinn. A prática se caracteriza pela atenção proposital e de uma maneira particular no momento presente, sem julgamento, que envolve várias formas de meditação mas pode também ser aplicada a atividades cotidianas, como caminhar, comer ou cozinhar, por exemplo.
Benefícios
Esse tipo de atenção nutre maior consciência, clareza e aceitação da realidade no momento-presente e pode trazer benefícios à saúde como o aumento do sistema imune, um potencial de cura acelerado e a redução dos sinais e sintomas de doenças crônicas, além de trabalhar com o controle do estresse e o melhor gerenciamento das emoções.
Quando conhecemos a prática da atenção plena, não é difícil fazer essa conexão com a cozinha, já que o ato de cozinhar por si só, envolve diversos sentidos e técnicas que estimulam a atenção e a concentração
Dessa forma, podemos começar a observar que ao entrarmos em contato com a comida, podemos explorar todos os nossos sentidos através dos diferentes aromas, texturas, cores e sabores e também por meio das diversas técnicas aplicadas na culinária, como picar, ralar, misturar.
Quem sabe na próxima vez que você se dedique à cozinha, possa aproveitar o momento para prestar atenção aos mínimos detalhes e se permitir vivenciar suas próprias sensações com a experiência.
Você pode começar agora
Se quiser iniciar já, te convido a escolher alguma receita aqui da página e escrever depois nos comentários o que achou. Você pode buscar alguma receita acessando aqui:https://renatadilli.com/category/receitas-saudaveis/
Para saber mais sobre mindful eating: http://mindfuleatingbrasil.com.br/index.php/2018/01/10/o-que-e-e-o-que-nao-e-mindful-eating-pontos-de-confusao/
Obrigada e boa terapia na cozinha!
[…] E ainda se quiser ler mais sobre cozinhar e a redução da ansiedade, escrevi um artigo sobre aqui: https://renatadilli.com/nutricao/cozinha-terapia-para-tratar-a-ansiedade/ […]